Você sabia que nem todo linfoma precisa de tratamento imediato?
- Dr. Emiliano Dantas
- 9 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Dentre os linfomas não hodgkin, exite o grupo de linfomas indolentes, dentre os quais incluem o linfoma Folicular, MALT e zona marginal.
Esse grupo de linfomas tem uma característica de habitualmente terem baixo crescimento, levando a uma doença mais arrastada e que, muitas vezes, não necessita de quimioterapia imediatamente, podendo entrar em uma abordagem chamada "Watch and Wait" (observar e esperar) que nada mais é que observar o linfoma preencher critérios para tratamento.
Um exemplo mais comum são os linfomas foliculares, que usa-se os critérios GELF para definir quando iniciar a quimioterapia ou se fazer somente radioterapia localizada. Outro caso é o Linfoma MALT gástrico, que habitualmente responde somente com o tratamento do H. Pylori.
A abordagem não é tão simples e sempre é necessário fazer uma avaliação completa do paciente e o chamado estadiamento que serve para definir a extensão da doença e nos dar mais dados para definir a melhor conduta.
Antes de se preocupar com o diagnóstico de um Linfoma, marque sua consulta com um hematologista a fim de entender a sua doença.
Dr. Emiliano Dantas
Hematologista
R. Osvaldo Cruz 2612
3261-3111
Comments