Fazer um tratamento quimioterápico em si levanta tantas dúvidas quanto ao que pode comer, mas a dúvida que algumas crenças populares carregam pode fazer você deixar de comer algo que gosta. A base principal da dieta de um paciente em quimioterapia é o equilíbrio dos macronutrientes e manter um preparo alimentar limpo, pra manter uma boa base de vitaminas, evitando contaminações.
Alimentos como carne de porco ou carne vermelha no geral não são proibidos pra quem faz quimioterapia, devem ser consumidos com moderação e bem cozidos, mas, na cultura alimentar, acaba atrapalhando sem ter uma evidência científica para pacientes em tratamento.
Outro mito é o consumo do açúcar que faria o tumor aumentar de tamanho, mas isso é uma forma simplista de pensar na bioquímica das células tumorais, ainda porque se você não consumir açúcar, seu corpo irá produzi-lo através da quebra de gordura ou proteína.
Assim, comer um bolo não seria proibido, mas o paciente tem que tomar várias precauções como saber a procedência da produção do bolo, evitar algumas coberturas que possam conter ovo cru.
Atualmente existem vários manuais ensinando como preparar sua comida de maneira limpa, mas o acompanhamento com nutricionista, com suplementos se necessário, orientações no preparo alimentar e cardápio traz um ganho enorme ao paciente.
Na dúvida, pergunte ao seu médico se o seu centro de tratamento oferece nutricionista.
Dr. Emiliano Dantas
Hematologista - RQE 6637
R. Osvaldo Cruz 2612
3261-3111
Commentaires