Infelizmente não há uma estratégia de rotina na hematologia para a detecção precoce de um câncer hematológico, mas isso não significa que devamos esperar sentados, bem como creio que na rotina geral de todos, alguns exames de baixo custo devam ser incorporados aos habituais exames de colesterol e glicemia, como uma eletroforese de proteínas ou até marcadores inflamatórios, como o VHS e LDH. Além dos próprios exames de rotina que habitualmente não são realizados como deveriam como Raio-X de tórax, ultrassim abdominal e até a colonoscopia.
Algumas doenças são indolentes (de surgimento lento), não vão necessitar de um tratamento imediato, mas infelizmente até mesmo essas doenças, pelos exames de rotina incorporarem somente os habituais colesterol, triglicerídeos... o paciente acha que está bem e chega tardiamente ao consultório.
Quantos pacientes com Mieloma Múltiplo chegam e cadeira de rodas por não terem realizado nenhuma eletroforese de proteínas?
Quantas Leucemias crônicas chegam com anemia pois o hemograma não foi analisado corretamente e não foi visto a linfocitose crescendo ano após ano?
Dr Emiliano Dantas
Hematologista - RQE 6637 - CREMEC 11145
@quimioclinic - Rua Osvaldo Cruz 2612 - 3261-3111 - 3077-3111
@nohce - São Mateus - Av. Santos Dumont, 5753 - 3o Andar Torre Office - Sala 304 - 3265-1323 - 98902-0723
Fortaleza-CE
www.dremilianodantas.com
Comments