Você fez sua cirurgia, após todos os procedimentos que precisou passar, dieta restritiva e agora, após alguns anos está se sentindo melhor, comendo adequadamente, tomando as vitaminas que foram prescritas, mas aos poucos vai notando que a sua disposição não é mais a mesma que era após a cirurgia, que sua vontade para realizar exercícios diminuiu... aí resolve fazer uma avaliação e vê que está com anemia 😱 Como? De onde veio isso?!
Dentre as várias vitaminas necessárias, para o seu corpo, exite a B12. A fonte dessa vitamina vem de produtos principalmente de oriegem animal, como carnes, leite e ovos. Sua falta pode causar vários problemas hematológicos, neurológicos e cardiovasculares, associados ao aumento da homocisteína.
Pra uma boa absorção dessa vitamina, é necessária sua ligação com uma proteína liberada pelas células do estômago. Na ausência dessa ativação, a sua absorção fica bastante prejudicada.
Como habitualmente é uma vitamina de baixo consumo, a deficiência vai se instalando aos poucos, de maneira assintomática ao longo de anos, quando então o paciente começa a apresentar sintomas. O mais comum é a anemia megaloblástica, mas queda das plaquetas e leucócitos podem ocorrer, além de dormência nas pontas dos dedos que podem evoluir para sintomas mais graves.
Não é raro o paciente bariátrico ter dificuldade nessa absorção, bem como a absorção de ferro também se prejudica, mesmo com suplementação oral, levando a deficiência. Geralmente 4-5 anos após a bariátrica, comparecem ao consultório com exames de sangue e sintomas bem sugestivos, sendo necessária intervenção.
Caso seja seu caso, marque uma consulta com um especialista e avalie a necessidade de reposição.
Dr. Emiliano Dantas
Hematologista
R. Osvaldo Cruz 2612
3261-3111
Comments