A biópsia de medula óssea é um exame que busca retirar um fragmento ósseo lá da fábrica do sangue pra avaliar a sua forma e se há algum indicativo de mudança que justifique alguma alteração no exame de sangue. O material retirado é enviado a um laboratório onde o médico patologista examina a estrutura no microscópio e avalia se há algo de errado e posteriormente emite um laudo.
E pra que serve?
Esse estudo é útil para avaliar várias hipóteses diagnósticas em hematologia:
-Síndrome mielodisplásica
-Aplasia de medula
-Infiltração medular por doença neoplásica/Estadiamento de linfoma
-Doenças infecciosas
Como é feito?
A biópsia é realizada em adultos no quadril. O paciente é colocado deitado de lado em uma maca, onde, em um ponto específico (Figura 2), fazemos um anestesia local e em seguida usamos uma agulha própria pra biópsia óssea para inserir no paciente.
Fig. 1: Paciente colocado em decúbito lateral
Fig.2: Região do quadril de onde é retirado o material
Essa agulha especial é um pouco grossa para o material ósseo vá ficando em seu interior para depois ser desprendida do osso.
Esse processo pode incomodar um pouco em alguns pacientes, por isso, sempre que possível, recomendo que seja feita com sedação.
Após a retirada da agulha, o material ósseo deve estar no interior da agulha, que, após retirado, é colocado em um frasco com formol para conservação e envio ao laboratório.
Para saber mais informações sobre a realização de biópsia de medula óssea com sedação anestésica, entre em contato conosco pelo whatsapp 85-3232-1690.
Dr Emiliano Dantas
Hematologista - RQE 6637 - CREMEC 11145
Quimioclinic - Rua Osvaldo Cruz 2612 - 3261-3111 - 3077-3111
NOHC - São Mateus - Av. Santos Dumont, 5753 - 3o Andar Torre Office - Sala 304 - 3265-1323 - 98902-0723
Fortaleza-CE
www.dremilianodantas.com
Comments