O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que tem origem a partir das células chamadas plasmócitos que se encontram na medula óssea. Essa células habitualmente fazem parte do nosso processo de defesa, mas quando se alteram, elas se proliferam e começam a uma produção de proteínas que irão afetar diversas partes do corpo.
Por essa produção, na grande parte dos casos, ir ocorrendo de maneira leve e gradual, os sintomas não surgem muito rápido, aparecendo aos poucos e, de pouquinho em pouquinho, o paciente vai reduzindo atividades que fazia habitualmente sem nem perceber para se adaptar aos novos sintomas e, com isso, acaba chegando ao consultório quando já não consegue mais conviver com os sintomas.
O Mieloma múltiplo é uma doença que demanda uma grande investigação de quais órgãos ela pode estar afetando.
-SINAIS E SINTOMAS MAIS COMUNS:
Alterações ósseas: A fragilidade óssea talvez seja um dos fatores que mais leva o paciente a clínica por apresentar dores tão fortes que podem acordar o paciente a noite, fraturas espontâneas, hipercalcemia, alteração na estatura.
Alterações sanguíneas: Com o aumento dos plasmócitos na fábrica do sangue, os demais setores não conseguem trabalhar eficazmente, levando a anemia e até a outras citopenias e, com isso, uma maior facilidade de infecções.
Alterações renais: Inicialmente pode haver uma perda de proteína pelos rins, levando a inchaço, posteriormente associando-se insuficiência renal.
Sintomas gerais: A fatiga que o paciente sente acaba se tornando um sintoma persistente, embora não seja específico para essa doença, quando se associa as dores, o paciente acaba por ter sua atividade laboral bem reduzida e isso acaba ocorrendo aos poucos.
Essas alterações gradativas não devem ser postergadas, tentar sempre em casos de dores difusas e persistentes pelo corpo, principalmente com o avançar da idade, fazer uma avaliação para Mieloma Múltiplo, para que, com o tratamento precoce, evitar lesões decorrentes da doença.
Comments